AS ARMADILHAS DA CONCUPISCÊNCIA


Todo ser humano é tentado por pensamentos maus. Parece que eles surgem do nada, quando menos se espera, como se tivessem vontade própria e governassem a mente humana.

A verdade é que a carne deseja coisas certas e erradas a todo o momento, são pensamentos que permeiam a mente, tentando seduzir, a fim de levar a prática de qualquer ato pecaminoso.
Porém, esses pensamentos, involuntários, não são pecados, eles são tentações, e estarão sempre bombardeando a mente, tentando seduzir o indivíduo, a fim de levá-lo a queda.
Tiago, em sua carta aos judeus que viviam fora da Terra Santa, escreve esclarecendo o assunto, ele diz o seguinte: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (Tiago 1: 14).
A concupiscência é todo desejo ruim da alma humana, ela é uma consequência da queda, e está constantemente agindo com a finalidade de seduzir. Ela é a tendência natural da humanidade as coisas más, são os desejos pecaminosos da alma, pois é o fruto da vontade corrompida do homem.
Embora seja uma tentação, e proceda de dentro de cada um, ela só se torna pecado quando se alimenta as suas investidas, permitindo que se transformem em desejos e gerem o pecado.
Alimentar a tentação significa permitir que elas sejam enraizadas no coração, passando a fazer parte daquilo que governa as suas decisões. Por esse motivo, Jesus ensinou aos seus discípulos dizendo: “a sua boca fala do que está cheio o coração" (Lucas 6:45).
Ceder à tentação é fruto da escolha individual, o próprio Senhor Jesus foi tentado muitas vezes, mas em nenhum momento cedeu, permitindo que se transformassem em pecado. Quem decide o que irá governar a sua vida é você.
Para vencer a concupiscência é preciso reconhecer sua condição humana, entregar-se completamente a Deus, permitindo que o seu Espírito Santo governe seus desejos.
Outro fator importante é lutar contra os pensamentos maus, que tentam governar a sua mente, renunciando cada um deles e buscando viver uma vida de santidade na presença do Pai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação