TRADUÇÃO

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

O "Não" é uma Ferramenta de Transformação


O homem tem a tendência de querer que tudo saia da maneira como imaginou. Não sei se você já percebeu, mas ele não gosta de nada que contrarie sua vontade. Se alguém responde o que não queria ouvir gera desconforto, briga e inimizade.
Poucas pessoas são versadas na arte de saber ouvir o não, mas a grande maioria permanece completamente frustrada todas as vezes que ouve essa pequena palavrinha de apenas três letras e um sinal gráfico.
O que a maioria não percebe é que ela também é um dos maiores instrumentos para moldar o caráter de uma pessoa. Pois, ela confronta justamente aquilo que é mais difícil de ser amaciado em um indivíduo, seu ego.
Todas as vezes que alguém é contrariado, sendo levado inclusive a deixar de lado suas próprias vontades, há um confronto interior que leva a repensar sobre os conceitos que se formaram em seu interior. E dai surgem as transformações.
Na grande maioria dos casos acontece do indivíduo deixar de praticar tudo aquilo que vem destruindo seus relacionamentos e até mesmo seu caráter. Salvo aqueles que permanecem irredutíveis em se deixar ser tratado.
O problema real não está no desconforto quando se houve essa palavra, mas na maneira como se reage diante dela. Se ao ouvi-la o indivíduo se sente confrontado, mas ele procura entender o porquê daquela palavra, ele irá buscar melhorar para que possa ser aceito em uma próxima oportunidade.
Caso contrário, assumirá a posição defensiva, agredindo e magoando todos que estão a sua volta, demonstrando orgulho e raiva contra aqueles que se opuserem a sua vontade. Na maioria dos casos a crise de violência é uma reação ao “não” que ouviu.
É claro que existem pessoas que também são incapazes de ouvir a palavra "sim", ou qualquer outra palavra encontrada em nosso vocabulário. O que estamos querendo apontar é a dificuldade que algumas pessoas têm em serem contrariadas, ou confrontadas.
Portando, saber ser contrariado faz parte da experiência humana em direção à busca pela transformação. Essa é uma luta diária, que depende da abertura de coração, ou seja, do desejo individual que cada um tem na grande busca pela perfeição.
Nem mesmo o soberano Deus invade o direito que Ele mesmo delegou ao homem de querer ou não ser transformado. Isso foi, e sempre será, um privilégio dado pelo Eterno a cada indivíduo.
O mais importante não é apenas como você reagirá ao ouvir o "não", mas qual será sua posição diante desse confronto. O que fará depois determinará seu nível de crescimento, tanto espiritual quanto emocional, e o preparará para novas jornadas em sua vida.

4 comentários:

  1. Paz do Senhor!

    Confesso, que não li o post, mas comentei simplismente para lhe dar os parabéns: O blog está muito lindo, bem organizado, Parabéns Hein?

    Que Deus continue te abençoando, e saiba que eu sempre passo por aqui! rs

    Paz do Senhor
    http://geracaoirreversivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel, espero que possa ler a matéria, está interessante.

    ResponderExcluir
  3. OI Juanito, muitos não percebem essa verdade sobre receber um não se na vida. Se só desejamos receber sim as possibilidades de crescermos é minima pois crescemo muito mais com os nãos como disse o seu titulo ele é uma ferramenta. Gosto muito e creio em Rm 8:28 quando diz que todas as coisas cooperam par o bem daqueles que amam a Deus e o não faz parte de todas as coisas.

    Muito bom teu texto

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma verdade, se todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam o Senhor, então o não faz parte desse processo.

    ResponderExcluir

TOP TRÊS DA SEMANA