TRADUÇÃO

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

As Críticas Servem para Avaliar seu Trabalho

É sempre bom olhar para trás e ver que seu trabalho foi realizado com sucesso, que tudo saiu dentro daquilo que havia sido planejado. É como se todo esforço fosse recompensado pela certeza de trabalho bem feito e da satisfação com que os outros reagiram diante daquilo que você fez.
Algumas pessoas dizem não se preocupar com que os outros pensam do seu trabalho, para elas isso não tem importância, mas se observarmos bem, a verdade é que, quando fazemos alguma coisa devemos esperar algo de positivo ou negativo das pessoas que estão a nossa volta.
Diferente do que a maioria pensa, as críticas, sejam elas positivas ou negativas, fazem parte da avaliação do trabalho. É através delas que observaremos onde, como e o que precisamos mudar para o próximo empreendimento. O grande problema é que esse a maioria das pessoas não sabem ouvir críticas, não sabem avaliar seu desempenho e acabam repugnando os outros por causa disso.
Todas as vezes que fazemos alguma coisa precisamos estar abertos às críticas que vem das outras pessoas, pois, com certeza, elas trarão crescimento e maturidade para a próxima jornada de trabalhos.
É claro que precisaremos estar atentos a tudo aquilo que é falado, porque muitas vezes as pessoas utilizam esse momento para fazer alguns tipos de comentários que não são necessários, que não trazem nenhum crescimento e que são maldosos, tem o único objetivo de denegrir a imagem e o trabalho que a pessoa fez.
Sempre haverá em nosso meio pessoas invejosas, com o coração cheio de sujeiras e que não conseguem dividir com os outros seus momentos de vitória, mas elas não devem ter a atenção principal, aliás, seus conselhos nem servem para nada.
Existe um ditado que trata muito bem sobre isso, ele diz o seguinte: “coma o peixe e jogue a espinha fora”, em outras palavras, ouça o que as pessoas têm a dizer, retenha o que é bom e aquilo que não presta jogue fora, ou deixe de lado.
Saber ouvir os bons conselhos faz parte da sabedoria de um homem, no livro de Provérbios o autor diz que: “o sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos.” (Provérbios 1: 5). Saber ouvir os conselhos, ou porque não dizer as críticas, faz parte do crescimento dos sábios.
O grande problema é que a maioria das pessoas recebem as críticas como se fossem nocivas, maliciosas e destrutivas. Algumas até são, mas nem todas, saber fazer a distinção é uma questão de sabedoria.
Segundo o autor do livro de Provérbios a crítica, ou um bom conselho, é tão gostoso quanto o perfume ou a doçura do mel, pois eles alegram a alma do receptor e lhe trazem direção.
Portanto, não basta fazer um bom trabalho, é necessário também saber ouvir as pessoas que estão a sua volta, pois através delas você terá a avaliação correta de como foi desenvolvido o projeto, o que melhorar e como foi à recepção do público.

3 comentários:

  1. Palavra para a nossa vida quotidiana e o que é mais importante calcada em ensinamentos bíblicos. Obrigado homem de Deus que Ele ti dê muita sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. As críticas são o que impulsionam a
    Velocidade para o Nosso Sucesso...
    Que o Senhor o Abençõe.

    ResponderExcluir

TOP TRÊS DA SEMANA