Trilhando o Caminho do Arrependimento

Quando fazemos a leitura do livro de Joel ficamos extasiados com tantas palavras proféticas referentes à restauração da nação de Judá e da restituição que o Senhor traria sobre seus habitantes.
Segundo a história bíblica o povo tinha se desviado do caminho do Senhor, rejeitado suas palavras, e por isso veio uma grande devastação sobre a nação. 
                     O nível de pecado era tão grande que até mesmo os sacerdotes, líderes espirituais do povo e diretamente responsáveis pelo relacionamento deles com Deus, já haviam se corrompido, deixando a face do Eterno, buscando outros deuses.
Os textos mais usados nesse livro são aqueles que contem mensagens de consolação ou que apontam para um futuro promissor. Mas o que muitos esquecem é que Adonai também revela um princípio para que isso aconteça.
No capitulo dois versículo doze desse livro diz: Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.”
Segundo as palavras do profeta a única maneira de alcançar as promessas seria através de um arrependimento genuíno capaz de mexer com as estruturas morais da nação e de seus líderes.  
Isso fica ainda mais claro ao continuarmos a leitura da profecia, onde veremos um conselho para que os sacerdotes se voltem para o seu Deus e isso através de oração e jejum.
Portanto, para que o opróbrio seja tirado e a restauração venha é necessário que os líderes e o povo trilhem o caminho do arrependimento reconhecendo seu pecado e pedindo que Ele venha tratar com misericórdia a nação.
Trilhar o caminho do arrependimento é deixar de lado todo erro, buscando incessantemente o concerto. É deixar de lado as práticas contrárias à palavra do Senhor e seguir os seus mandamentos.
O arrependimento é capaz de trazer restauração completa para aqueles que se voltam humildemente para o Senhor. Quando o homem se rende diante de Adonai reconhecendo que precisa da sua misericórdia e perdão move os céus a seu favor e atrai a benevolência do Altíssimo para sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação