O Crescimento é Algo Natural

A coisa mais natural do mundo é ver uma criança brincando com roupas e sapatos dos pais. Mais do que uma tentativa de crescer, esse tipo de atitude faz parte do processo natural da vida, afinal de contas, os filhos admiram os pais.
A criança cresce de forma natural, ninguém precisa agarrá-las pelo braço e esticar para que cresçam. A vida se encarrega de cumprir esse propósito. Não adianta ficar nervoso, nem tentar adiantar o que a natureza se encarrega de fazer sozinha.
O mais interessante é que o ser humano vive esse processo de crescimento durante toda sua vida. É claro que chegará um momento em que o corpo irá chegar em seu limite, porém, a pessoa continuará crescendo, mas de formas diferentes.
Nesse sentido podemos tomar como exemplo a vida profissional, familiar, social, financeira, ministerial e espiritual. Em cada uma delas será preciso continuar desenvolvendo novas habilidades e aprimorando aquelas que já fazem parte do seu repertório.
Esse processo também é diário, aqueles que se limitam com que já alcançaram correm o risco de ficar desatualizados, ou até mesmo serem preteridos por outros mais qualificados.
Assim como uma doença pode impedir o crescimento natural do corpo, o ser humano também pode ser contagiado por doenças que irão impedir seu crescimento em outras áreas de sua vida.
Podemos tomar como exemplos a preguiça, a falta de investimento pessoal e educacional, o orgulho e a arrogância. Poderíamos citar muitas outras atitudes capazes de impedir uma pessoa de crescer perfeitamente, fica aqui o desafio para que cada um possa fazer sua avaliação e descobrir o que está impedindo se crescimento.
Outro fator interessante que também pode atrapalhar, é tentar adiantar o processo de crescimento. Por exemplo, existem pessoas que fazem de tudo para chegar ao objetivo, e acabam deixando de cumprir algumas etapas essenciais para o crescimento. Essa também é uma doença que pode impedir o crescimento de um indivíduo.
Para chegar ao crescimento perfeito é preciso aprender a observar e cumprir todas as etapas propostas. Qualquer trilha, ou atalho, pode atrasar o indivíduo em sua trajetória rumo à maturidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação