A Mentira é Uma Marca


Parece estranho, mas as pessoas mentem por motivos torpes e fúteis. É como se dependessem da mentira para poder sobreviver. Pior do que isso é saber que todos a sua volta já sabem que irá mentir e ainda assim ela mente como se fosse à coisa mais normal do mundo.
Alguns dizem que é para sobreviver, outros querem se esconder da verdade, ou melhor, da consequência que trará a verdade. Existem ainda aqueles que mentem por puro prazer, por adrenalina, inveja, medo, etc.
As motivações que levam os indivíduos a mentirem são muitas, elas podem variar desde uma pequena mentirinha, até uma história mirabolante com requintes de filme Hollywoodiano. Em todas elas a pessoa tem em mente a fuga de determinada situação. Mas a pergunta é, Por que mentir?
Na maioria dos casos a pessoa que está mentindo é descoberta, ela pode até mesmo passar a vida inteira enganando os outros com suas mentiras, mas nunca enganam a todo mundo. Sempre existirá alguém capaz de descobrir a verdade.
A mentira é a arma dos fracassados, dos covardes. Ela é capaz de destruir a vida, a família, o emprego, a profissão e a moral de uma pessoa. Embora traga certa segurança durante algum tempo, o mentiroso sempre viverá o medo de ser desmascarado.
Aliás, a mentira é uma máscara que a pessoa coloca para esconder quem realmente é, ela acaba afastando as pessoas gradativamente. Isso porque, normalmente, ninguém confia em alguém que tenha o hábito de mentir.
Dificilmente o presidente de uma empresa coloca um mentiroso para assumir um cargo de confiança. Na verdade, nem mesmo o mentiroso confia em outro mentiroso, pois ele sabe que a natureza dessa pessoa, assim como a sua, é de viver tentando enganar aqueles que estão a sua volta.
O certo é que quando uma pessoa mente ela está usando um artifício de fuga para que não seja condenada pelas atitudes erradas que cometera. O problema é que a mentira acaba se tornando uma marca de desconfiança que denigre a imagem do indivíduo. Em contra partida, a verdade também gera uma marca, melhor do que isso, a verdade abre portas que só a mentira pode fechar.
A imagem que as pessoas têm de você é extremamente importante, ela pode definir completamente seu futuro e o nível de confiança que lhe depositarão. Cuidado! A mentira é uma marca, estão todos observando suas atitudes e esperam o mínimo de veracidade em suas ações e palavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação