As Três Escolhas

Você tem três alternativas. A primeira é viver preso ao passado, reclamando do que poderia ter feito ou não. A segunda é viver pensando no amanhã, nos problemas e fracassos que ainda irá enfrentar. E a terceira é viver o presente.
Enquanto viver preso ao passado será apenas um nostálgico, sem perspectiva alguma de vida e longe de qualquer possibilidade de sucesso. Se viver olhando para o amanhã, será apenas um sonhador, incapaz de buscar as realizações para sua vida.
Mas, se olhar para o presente, poderá tirar proveito do seu passado, aprendendo com os seus erros, melhorando aquilo que já fez e buscando novas alternativas para as coisas que deixou passar, muitas vezes despercebidas. Ao olhar para o presente, poderá procurar motivação para transformar os sonhos em projetos, e dessa forma encontrar a melhor maneira para realizá-los.
É sempre bom deixar claro, que não estamos falando desprezar o passado, ou a história de vida de uma pessoa, mas sim em ficar preso a ele, sem viver as oportunidades que se apresentam. Muito menos, que é proibido sonhar com o futuro, mas no fato de que muitos se esquecem de viver o presente porque tem a cabeça no mundo da lua.
O maior problema está em ficar preso em um tempo que não pode alcançar enquanto não estiver livre para avançar. Tanto o ontem, como o amanhã, são tempos que estão longe da sua realidade.
Você não pode mudar o seu passado, mas pode tirar proveito das coisas que já viveu, pode somar experiências e da próxima vez fazer a coisa certa, ou quem sabe, fazer melhor do que antes. Da mesma forma, só poderá alterar o seu futuro se souber aproveitar as oportunidades que se apresentam em seu presente.
O hoje é a maior dádiva que uma pessoa pode ter, pois não sabemos o que o amanhã nos reserva. Como disse o apóstolo Tiago:
“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” (Tiago 4:13-14).
A vida é feita de oportunidades que não podem ser deixadas para depois. Aproveitá-las é uma questão de prudência e sabedoria. É uma escolha, que deve ser feita diariamente, mas sempre procurando fazer as melhores opções.
Qual a sua escolha? Viver preso ao ontem, perdido no amanhã ou viver intensamente o presente? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação