Um Coração Agradecido é um Coração Curado


Todos nós queremos receber algo novo todos os dias. Seja na esfera física, emocional ou espiritual estamos sempre querendo ganhar alguma coisa nova.
O problema é que normalmente as pessoas querem receber, mas nunca estão prontas para agradecer. O coração está sempre fechado e a ingratidão se manifesta de forma natural.
As pessoas que vivem dessa forma tem uma forte tendência a nunca reconhecer aquilo que os outros fazem a seu favor, acham que era apenas uma obrigação, ou nem mesmo percebem que receberam alguma coisa.
Esse tipo de pessoa demonstra uma forte ferida na alma, algum trauma sofrido em seu passado, que a faz se defender das outras pessoas rejeitando todo tipo de benfeitoria feita a elas.
Outro fator importante é o orgulho. As pessoas ingratas tem seu coração dominado pelo orgulho. Elas não conseguem ver além de si mesmas, consideram os outros sempre inferiores, por isso não conseguem demonstrar gratidão, pois acham que estarão se diminuindo.
Esse tipo de atitude é apenas uma forma de fugir dos sentimentos gerados pelo trauma do passado que assola suas vidas. É a forma encontrada para não demonstrar aos outros aquilo que realmente opera em suas almas.
Para vencer o orgulho que governa a alma é necessário que, em primeiro lugar, a pessoa procure reconhecer que precisa ser curada nessa área, pois dessa forma poderá ser tratada da ferida e encontrará cura.
O sábio declara que: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” (Provérbios 28: 13).
Se observarmos as entrelinhas das palavras do sábio perceberemos que ele está falando justamente das pessoas que não sabem reconhecer suas falhas, seus erros e que agem com arrogância diante dos outros.
Ele está apontando justamente para as pessoas que tem um coração orgulhoso, que agem com arrogância em relação às outras pessoas e que nunca conseguem demonstrar gratidão pelos benefícios recebidos.
Uma pessoa que reconhece suas falhas está sempre disposta a mudar, não tem dificuldades em reconhecer o bem que o outro está fazendo, e mais do que isso, está sempre pronta a manifestar gratidão por tudo àquilo que recebeu. Um coração agradecido é um coração curado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação