A Lei do Senhor é Perfeita, e Refrigera a Alma


Ao ler os capítulos do livro de Êxodo, o leitor irá se deparar com o cuidado de Deus para com seu povo Israel. Nele podemos encontrar o Senhor o libertando do Egito, o guiando pelo deserto e provendo suas necessidades desde as maiores até as menores.
A ideia passada pelo autor é de que nada escapa aos olhos atentos do Eterno, o que fica evidenciado quando o Senhor começa a ditar suas leis a Moisés. Ali são narrados princípios que direcionarão o povo em todas as áreas de suas vidas.
Há, da parte do Altíssimo, uma preocupação com a vida individual e em comunidade do povo. Ao analisar as leis se perceberá que as consequências para determinado tipo de pecado visavam responder positivamente o censo de justiça que a comunidade estaria aplicando em cada caso.
Não é por acaso que vários países elaboraram sua constituição baseada em vários princípios bíblicos que regiam a nação de Israel tamanha perfeição dos ensinamentos ali encontrados. É claro que esses países não transcreveram, infelizmente, todos os mandamentos escritos por Moisés.
Essa perfeição faz lembrar as palavras do Salmista ao declarar que “a Lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices” (Salmos 19: 7).
Quando olhamos o mundo a nossa volta e observamos tanta maldade e injustiça ficamos atônitos, é como se não houvesse um lugar seguro onde descansar. Mas, essas palavras ditas pelo salmista, entram como bálsamo em nossos corações e nos fazem lembrar a grandeza e misericórdia do Senhor.
Ao ler esse texto somos incentivados a voltar nossos olhos para as palavras do Eterno, tendo a certeza de que nelas encontraremos refrigério, direção e sabedoria. Elas nos fazem perceber que em meio a toda injustiça do mundo o Senhor permanece o mesmo. Nos Seus testemunhos encontramos cura, libertação, provisão e descanso.
A palavra refrigério aponta para uma alegria plena, uma satisfação que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar. Outros conceitos importantes são os do consolo, do conforto, do alívio e da cura que só a palavra de Deus pode trazer ao coração humano.
A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma.

Comentários

  1. É verdade, a palavra de Deus é perfeita e eficaz. Não há nada melhor do que meditar na lei do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. é vdd,meu irmão Concordo só Jesus tem essa resposta para nossa alma,ore por mim...
    Deus abençoe e guarde sua familia....parabens e me siga tbem...

    ResponderExcluir
  3. Amem! obrigado pela postagem!
    "Senhor permanece o mesmo." Assim como Ele abençoou o povo de Israel no meio do deserto, assim fará com cada um de seus filhos no dia de hoje, é o que eu creio.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus pela alegria plena e paz e a certeza de que Deus é por nós.

    ResponderExcluir
  5. Deus é perfeito em sua criação e o grande cuidado que ele tem pelo seu povo é algo que nos constrange.Deus nos ama de tal maneira que não nos deixa faltar nada,suas leis são perfeitas e seus mandamento foram feitos para nos guiar pelo caminho correto.Lindo texto meu querido Deus realmente te capacita a cada momento para falar da palavra Dele.
    Eu andei meio sumida por alguns dias mas agora tudo esta voltando ao normal e sempre estarei por aqui para comentar rsrsr.
    Fique na presença do Senhor e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação