O Perigo do Julgamento sem Provas

É preciso tomar cuidado antes de se fazer uma acusação contra alguém. Caso contrário, poderá incorrer ao erro e acabar atraindo condenação para si.
Mesmo em situações extremas – onde, segundo a sua visão dos fatos, o outro está errado - é necessário ter a certeza antes de tomar qualquer decisão, afinal é possível que o seu pensamento esteja incorreto.
Existem ocasiões onde quem sofreu a ofensa está certo. Entretanto, ao acusar outrem, sem as provas necessárias, acaba perdendo a razão. Nesses casos, é preciso ter provas ao levantar uma acusação. Por isso, Jesus disse: “Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.” (Mateus 18:16).
Todo julgamento precisa estar baseado em fatos comprovados. Se não houver certeza; provas concretas ou o testemunho de alguém sobre o ocorrido, não deve ser feito. O apóstolo Paulo também diz o seguinte: “Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas.” (1 Timóteo 5:19). Do contrário, será apenas a palavra de um contra o outro.
É preciso estar atento para não cometer qualquer injustiça, afinal, sempre haverá responsabilidade por causa do julgamento impróprio contra o seu semelhante. Caso não tenha como provar, deixe o caso nas mãos do justo Juiz, pois sua justiça e conhecimento excedem ao entendimento humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação