GERAÇÃO EGOCÊNTRICA


Nunca se viu uma geração tão egoísta como a atual. As pessoas só querem satisfazer os seus próprios desejos. Para isso, passam por cima dos outros como rolos compressores, esmagando tudo a sua frente.
Parece que o egocentrismo tem dominado o ser humano de uma forma implacável. Se antes era possível encontrar algumas pessoas preocupadas em fazer o bem ao seu próximo, hoje elas viraram “espécies” em extinção.
Não é apenas uma questão de almejar coisas melhores, isso até é algo natural, o fato é que a maioria está se esquecendo das pessoas e valorizando mais as coisas.
Essa valorização daquilo que é material, em detrimento do ser humano, é um vestígio, da ânsia em satisfazer apenas o próprio ego. Pessoas egoístas não conseguem olhar a sua volta e sentir compaixão dos demais. Tudo que elas fazem está voltado para a realização individual.
Se observado mais profundamente, o egocentrismo é uma deificação pessoal. Ele é uma renúncia dos valores divinos, para exaltação das suas próprias vontades, em busca de auto-realização.
Esse é o motivo de Jesus ensinar dizendo: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lucas 9: 23). Não existe outra forma de vencer o egocentrismo, a não ser através da renúncia.
É preciso parar de olhar para o seu umbigo, aprender a valorizar os outros e procurar fazer as coisas voltadas para o bem estar da comunidade, pois somente dessa forma conseguirá vencer as armadilhas do ego.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação