O Perigo da Dupla Personalidade

Todos os dias encontramos pessoas que vivem escondidas atrás de uma dupla personalidade. Seu objetivo principal é esconder aquilo que realmente são com atitudes e palavras mentirosas e que não apontam para realidade de suas vidas.
Esse tipo de comportamento é uma forma de fuga, utilizada por pessoas completamente feridas, envolvidas com pecado, ou com coração dilacerado pelas circunstâncias da vida.
O problema é que ninguém consegue enganar os outros por muito tempo. Quando a verdade se manifesta, a mentira é sempre revelada. Nesse momento, aqueles que vivem se escondendo atrás de uma mascara acabam perdendo toda credibilidade.
Quando um indivíduo perde a credibilidade ele fecha as portas dos relacionamentos, de trabalho e até mesmo amorosas na sua vida. As pessoas começam a olhar para eles com desconfiança, isso sem contar, que muitos acabam se afastando por não acreditarem mais em suas palavras e atitudes.
Pesando nisso, o Apóstolo Paulo adverte ao jovem Tito da seguinte maneira: “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade.” (Tito 2:7).
Se observarmos as entrelinhas das palavras do apóstolo veremos que seu objetivo principal era ensinar o seu discípulo sobre os perigos da dupla personalidade, e como ele deveria agir para evitar tal julgamento.
Tito deveria viver de tal forma que os outros passariam a olhar para sua vida como exemplo. Quando uma pessoa tem seu caráter ilibado, todos os que estão a sua volta tem prazer de estar perto, de viver em comunhão, de ouvir as suas palavras.
Por mais habilidoso que seja o mascarado, por mais estratégias que tenha, a verdade sempre prevalecerá sobre a mentira. Ninguém vive a vida inteira se escondendo atrás da dupla personalidade sem ser descoberto.
A vida é feita de escolhas, algumas delas nos levam a alcançar a credibilidade e o respeito na comunidade onde vivemos, outras destroem, completamente, os relacionamentos que foram construídos. Cabe a cada indivíduo decidir a forma como será conhecido por aqueles que estão a sua volta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação