Vencer o Pecado é uma Atitude Individual.


“Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado jaz à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo.” (Gênesis 4: 7).
Essas palavras foram ditas por Deus para Caim logo após sua oferta ser rejeitada pelo Senhor. Nesse momento o Eterno já havia percebido quais eram as intenções de Caim e o alertou sobre o perigo dos pensamentos que estavam em sua mente.
Diariamente somos tentados inúmeras vezes e nem percebemos, é como se a todo o momento o pecado batesse a nossa porta, buscando uma oportunidade de entrar e destruir tudo aquilo que o Senhor construiu em nossas vidas. Assim como Caim, somos tentados a agir, fazer e falar coisas que quebram os princípios estabelecidos por Deus desde a eternidade.
O que muitas pessoas ainda não se deram conta é que o pecado é algo sorrateiro, discreto, que vem com aparência de bom, mas que por trás carrega morte e desespero com ele.
Algumas pessoas têm a mania de dizer que não conseguiram vencer o pecado porque o Senhor não as livrou, deixou que o inimigo as tentasse e por esse motivo acabaram cedendo à tentação.
Mas o que aprendemos nesse texto é que a responsabilidade por vencer o pecado não é de Deus, não é do líder, do pastor, ou de outra pessoa qualquer, a responsabilidade individual.
Isso está completamente de acordo com as demais partes da escritura que tratam sobre o tema. Por exemplo, Paulo diz que o pecado não pode reinar em nosso corpo (Romanos 6:12); o autor de Hebreus diz que devemos resistir ao pecado até ao sangue (Hebreus 12:4); João diz para não pecarmos (1João 2:1); o Senhor Jesus nos manda negar a nós mesmos (Lucas 9:23).
O pecado jaz a porta de nossas vidas todos os dias, procurando uma oportunidade de entrar e destruir aquilo que Jesus conquistou na cruz do calvário. Vencê-lo não é uma atitude que parte do outro, mas de nós.
A pessoa precisa decidir vencer o pecado que tenazmente o rodeia, lutando com todas as armas espirituais que foram entregues pelo Senhor a todos aqueles que decidiram segui-lo.
Vencer o pecado é uma atitude individual que requer renúncia, zelo e comprometimento com Deus. É algo que a pessoa decide fazer por vontade própria, como sacrifício vivo, santo e agradável ao Rei.
O pecado jaz a porta. Qual será a sua escolha, vencê-lo ou ceder a tentação? Lembre-se, essa é uma escolha individual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação