Existem vários conceitos que as pessoas aprendem e que nem sempre expressam a verdade sobre determinados assuntos. Embora seja comum se pensar que a sabedoria popular é sabia em tudo que diz, ela nem sempre está tão certa como parece. Alguns ensinamentos não possam de sofismas que precisam ser quebrados.
Um ditado que expressa bem essa verdade, e é usado pela maioria das pessoas para justificar suas atitudes erradas, sua falta de compromisso e medo de assumir responsabilidades, diz o seguinte: “todos os caminhos levam a Deus.”
Se analisarmos as escrituras veremos que isso não é verdade. Não existem vários caminhos, não existem atalhos, existe sim uma rota que não pode ser adulterada.
Talvez, o problema esteja justamente no fato de que as pessoas gostem de seguir sempre aquilo que é fácil. Todos querem tirar vantagem das situações e acabam por escolher aquilo onde empenharão menos esforço. O problema é que por mais que se tenha as melhores das intensões os caminhos alternativos, os atalhos e todos os outros percursos, acabam levando a pessoa para longe do caminho certo.
É como um labirinto, ele possui diversas entradas possíveis. Todas levam há algum lugar, mas só uma leva para o lugar certo. Algumas pessoas estão presas no labirinto da vida, pensando estar caminhando em direção a Deus, mas na verdade tem caminhado na direção errada.
Para sair do labirinto é necessário observar as instruções deixadas pelo criador do labirinto, elas apontam a maneira correta de sair de lá. Em alguns momentos parecerá um absurdo seguir a direção apontada por ele, mas só se chega à saída se atentar para direção deixada nas instruções.
Ao contrário do que diz a chamada sabedoria popular, não existem vários caminhos, mas um único caminho capaz de levar o homem até a presença de Deus. O Senhor Jesus declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).
Qualquer outro caminho que não esteja debaixo dessa premissa é mentira, está levando o homem por um caminho estranho, contrário à vontade do Eterno. É como no labirinto, ele parece verdadeiro, mas na verdade leva para perdição.
Por esse motivo é necessário conhecer a verdade, pois somente ela é capaz de destruir a mentira apresentada pelo inimigo para tentar confundir a mente daqueles que decidiram seguir fielmente ao Senhor.
Cuidado com as escolhas, siga as instruções corretas, porque sem elas você irá percorrer todo caminho sem chegar a lugar nenhum. O que é pior, estará caminhando em direção as armadilhas preparadas pelo inimigo para destrui-lo.