TRADUÇÃO

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

Aprendendo com o Sofrimento


Você já percebeu que determinados acontecimentos tem a capacidade de unir as pessoas, principalmente quando esses eventos causam algum tipo de trauma nos envolvidos. É como se a dor tivesse o poder de atrair os pares, fazendo-os trabalhar juntos.
É só observar como as pessoas se portam diante de um caso de doença na família. Existem casos onde alguns membros não se falam há muito tempo, mas a dor e o sofrimento, seja por causa de uma doença ou uma morte, é capaz de uni-los novamente, quebrando as barreiras e abrindo as portas para o perdão.
Infelizmente isso não acontece em todos os casos, existem aqueles com coração tão duro, que nem esses momentos para amolecer o seu paredão. Isso não significa que a atitude da maioria é a mesma.
Isso acontece em todas as culturas. Ele pode atingir apenas a um pequeno grupo, como a família e amigos, ou comover uma nação inteira. Vide o caso do onze de Setembro nos EUA, das tragédias que atingiram a região serrana no Rio de Janeiro e o Tsunami que destruiu parte da costa do Japão.
Nesses momentos, aprendemos que a solidariedade, o amor, a compaixão, dentre outros sentimentos, passam a ser mais importantes do que nossos conceitos, dando a oportunidade de reconciliação, além de levar a unidade em torno de um objetivo comum.
É justamente sobre esses sentimentos que queremos abordar aqui, afinal de contas, eles são à base da estrutura do bom funcionamento de qualquer sociedade, ou relacionamento. Todas as vezes que o homem despreza tais emoções entra em um declínio moral e espiritual terrível.
O alicerce de todo relacionamento, independente do nível, está no respeito, na solidariedade, no amor e compaixão pelos seus semelhantes. Viver sem esses sentimentos significa ser controlado pelo ódio, pela insensatez, pela maldade e pela destruição.
Por isso, quando uma família se une em torno de um grande problema o amor começa a fazer a diferença, pois ele tem o poder de destruir as barreiras criadas pelo ódio, trazendo paz e perdão aos corações.
Outro ponto importante a destacar nesses momentos é o da unidade. Muitas vezes as pessoas passam anos sem se ver, sem importar-se com o bem estar do outro, sem buscar estar perto, de procurar saber alguém precisa de alguma coisa. Mas diante da dor são unidos novamente em um só propósito.
A dor é capaz de reunir aqueles que estavam distantes, de levar a reconciliação os que estavam em guerra, de restaurar o amor onde operava o ódio e de trazer unidade aqueles que estavam vivendo separados.
Isso não significa que o sofrimento irá passar instantaneamente, mas, com certeza, dará aos envolvidos um ânimo redobrado para prosseguir a caminhada, buscando maneiras de vencer, juntos, a dor que estão sentindo.
O sofrimento ensina o ser humano a valorizar os seus relacionamentos, mostrando que nada na vida pode ter maior prioridade do que aqueles a quem se ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP TRÊS DA SEMANA