Uma das
maiores desculpas utilizadas para carência de produtividade é a da falta de
tempo. Sempre se utiliza esse argumento com intuito de isentar-se da culpa por
não cumprir aquilo que foi solicitado.
Isso acontece
em todos os lugares, desde as grandes corporações até os micro empreendedores, das
salas do ensino fundamental até as universidades, do simples convite para sair
até as quatro paredes do casamento, em todas as áreas onde é necessária a
atividade humano existem desculpas relacionadas à falta de tempo para não cumprir
aquilo que fora proposto.
Em alguns
casos ela até é verdade, alguns precisariam de mais de trinta horas por dia
para conseguir realizar tudo que precisa. Mas, essas pessoas são uma exceção,
elas já estão envolvidas em vários projetos e utilizam bem o seu tempo. Nós estamos
falando daqueles que não fazem nada e ainda se desculpam argumentando não ter
tempo.
Existem
atitudes que podem realmente dar a impressão de que as pessoas estão ocupadas
demais, ficando impedidas de realizar algumas tarefas. Porém, na verdade, o
maior problema está nas escolhas do indivíduo no dia a dia.
Alguns não
sabem separar quais são as suas prioridades, por isso acabam escolhendo fazer
coisas insignificantes e sem perceber gastam seu tempo realizando tarefas sem
valor. Saber discernir quais são as prioridades em seu dia é uma ferramenta
essencial para conseguir realizar novos projetos.
Outro fator
interessante é o da organização, também atrelada às prioridades. Não basta
elaborar uma lista com todas as prioridades se não organizar bem as tarefas,
apontando o que será realizado primeiro, quanto tempo levará e assim por
diante.
Agora, depois
de tomar essas atitudes será necessário empenho na realização. Muitos trabalhos
deixam de ser realizados com esmero por não haver comprometimento do indivíduo nos
objetivos predefinidos.
Para alcançar
o sucesso é necessário deixar de lado as desculpas, principalmente à da falta
de tempo, assinalando quais são as suas prioridades, depois as organize de
acordo com a urgência de cada uma, sempre se empenhando para fazer às coisas da
melhor maneira e cumprir tudo aquilo que foi proposto.
A falta
de tempo aponta para a falta de prioridade, organização e empenho no realizar
das tarefas. Ela é apenas uma desculpa dos desorganizados para fugir da
responsabilidade do trabalho não efetuado. Como diz o ditado: “Quem quer faz,
quem não quer dá desculpa.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário