O Remédio Contra a Soberba


Uma das coisas que mais denigre o caráter humano é a soberba. O pior é que ela age de forma tão sutil que o indivíduo acaba não percebendo. É um mal sorrateiro que destrói todos os relacionamentos.
O soberbo é o tipo de pessoa que nunca reconhece o seu erro. Para piorar a situação, ele ainda tem a capacidade de jogar para cima das pessoas que estão a sua volta toda a culpa pelas atitudes erradas que cometeu.
Outro sintoma interessante na vida de um soberbo é o cinismo. Indivíduos desse tipo são cínicos ao extremo. Eles conseguem agir na maior naturalidade diante de seus erros, sempre tentando esconder suas falhas e desviando as atenções para os outros.
Outra característica interessante é que são sempre os melhores, tudo que fazem é melhor. Esse tipo de gente não é capaz de reconhecer o valor do trabalho dos outros. Eles vivem diminuindo as outras pessoas e exaltando a si mesmos.
O grande problema é que o soberbo não percebe que agindo dessa forma está cavando sua própria sepultura. Isso porque, as pessoas com quem ele convive acabam se afastando gradativamente.
A Bíblia diz que: “A Soberba precede a ruína, e a altivez a queda.” (Provérbios 16:18). Todos aqueles que agem soberbamente estão fadados à queda, ao fracasso e a solidão. Ainda que não percebam, caminham lentamente para sua própria ruína.
O único remédio contra a soberba é a humildade. É quando o indivíduo decide deixar de lado toda altivez, e começa a ter novas atitudes, onde a humildade torna-se característica predominante de sua vida.
Segundo a Palavra do Senhor, “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6). Quando o Eterno encontra um coração humilde Ele derrama toda sua graça e amor sobre ele.
Como todo remédio, ele só faz efeito quando o indivíduo decide tomá-lo. Não adianta o médico fazer uma receita, e o paciente não tomar aquilo que fora receitado.
Tanto a soberba, quanto a humildade, são escolhas individuais. Elas não dependem dos outros, nem do meio em que vivemos, mas sim da nossa própria decisão. O que você tem escolhido?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação