TRADUÇÃO

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

SEGREDOS DA RELAÇÃO INTERPESSOAL

Os relacionamentos são à base da vida humana. Salvos os casos onde a pessoa se isole de tudo e de todos, vivendo em um lugar remoto do planeta, sem a possibilidade de chegada de alguém diferente, os relacionamentos permearão sua existência.

Viver em harmonia é um dos grandes desafios da humanidade. Conhecer os segredos para um bom relacionamento interpessoal é fundamental a todos aqueles que desejam ter uma vida harmônica.

Dessa forma, podemos dizer que um dos segredos para uma boa relação interpessoal é o diálogo. A maioria dos conflitos seriam facilmente solucionados se, ao invés de brigar, decidíssemos ouvir uns aos outros.

Contudo, para que o diálogo seja sadio, é preciso estabelecer o segundo segredo: deixar de lado o julgamento. Quantos problemas seriam resolvidos naturalmente se as partes envolvidas procurassem apenas compreender o outro lado.

É bem verdade que o segundo segredo nos leva a pensar no terceiro segredo para salubridade nas relações interpessoais: a compreensão. Infelizmente, vivemos em um mundo corrido, as coisas precisam ser resolvidas rapidamente “doa a quem doer”. Essa correria, muitas vezes, exclui a possibilidade de pararmos para refletir sobre as motivações que levaram a outra pessoa a tomar suas atitudes e assim deixamos de compreendê-las.

Aliás, refletir parece ter se tornado um artigo de luxo para a humanidade. Quantas atitudes têm sido tomadas sem qualquer reflexão? Parece que estamos gerando uma geração impulsiva e despreocupada com as consequências de suas atitudes.

Esse pode ser outro segredo para uma boa relação interpessoal: a reflexão. Refletir sobre mim, sobre o outro e sobre nós. Estar aberto a pensar nas mudanças a serem implantadas na minha vida, em primeiro lugar. Pensar: “Onde posso melhorar?”; “O que posso fazer de diferente?”; “Quais atitudes minhas necessitam de mudança?”; “Como expressar os meus sentimentos e desejos sem ferir o outro?”.


É possível que o maior de todos os segredos para estabelecer boas relações interpessoais comecem, justamente, na transformação de quem nós somos e não de quem o outro é. Se cada um decidir mudar a sua própria vida, passaremos menos tempo gastando energia tentando transformar os outros e, com certeza, teremos maior assertividade em nossas escolhas e relacionamentos.

Pense sobre Isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP TRÊS DA SEMANA