TRADUÇÃO

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

HONRA, UM ARTIGO DE LUXO

Atualmente, falar de honra pode parecer um absurdo. Principalmente, diante de uma geração que parece estar “programada” para a desonra. Para ela a figura dos pais, dos professores, dos mais velhos e, principalmente, dos superiores no ambiente de trabalho perdeu todo o sentido.

Em um mundo globalizado, onde parece não haver limites para atuação do ser humano, em que culturas se misturam facilmente e valores acabam perdendo o sentido, a honra tem se tornado um artigo de “lixo”.

Até porque, a palavra nos remete ao entendimento de que é preciso estar debaixo da autoridade de alguém, de obedecer, submeter e respeitar. Nesse contexto, é possível encontrar uma inclinação muito forte das pessoas a desonra, em detrimento da honra.

Aliás, falar sobre o assunto, em muitos lugares, pode ser extremante ofensivo devido à deturpação do caráter e consequente destruição dos princípios elementares para sustentação de uma sociedade saudável.

A verdade é que a honra tem se tornado um artigo de luxo. Poucas pessoas têm a coragem de agir honrosamente, e quando o fazem correm o risco de serem isoladas do grupo.

Quando observamos a dinâmica dos relacionamentos, nas diversas áreas do cotidiano, podemos observar a dificuldade de muitos em estabelecer um padrão de comportamento honroso.

Infelizmente, filhos não honram mais seus pais; funcionários perderam o respeito pelos seus padrões; o motorista não respeita as leis de trânsito, etc. Em todos esses casos, honrar parece ter se tornado um artigo de luxo.

Todavia, mesmo diante todos os desafios, ainda é possível se posicionar do lado certo. Permanecer fiel aos princípios e estabelecer o hábito de honrar as autoridades que estão sobre nós é algo valoroso e que produz um efeito incalculável na vida daqueles que o praticam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP TRÊS DA SEMANA