O SEGREDO DOS VENCEDORES

Um dos temas mais usados no último mês, devido aos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, é o da superação. O assunto está presente nos telejornais, nas entrevistas e matérias relacionadas aos jogos. Isso sem contar as rodinhas de amigos, mesas de bar, pontos de ônibus, etc.

A superação não é uma característica apenas dos esportistas de alto desempenho. Diariamente, encontramos indivíduos superando suas limitações em todos os lugares.  Mas, o que leva uma pessoa a Superação? O que faz alguém querer transpor seus próprios limites, ir além? 

As respostas para estas perguntas é o que tem feito a diferença na vida daqueles que não se entregam diante das adversidades, dos fracassos e reveses da vida. Afinal, superar é fazer do fracasso de outrora combustível para grandiosas conquistas.

A priori, a superação possui como característica a capacidade de libertação. O indivíduo precisa libertar-se dos hábitos nocivos e assumir uma nova postura. Necessita libertar-se da comunicação de fracasso e agir como vencedor.

Outra característica importante é agir proativamente em direção a cura das fraturas emocionais causadas pela possível queda. É deixar de lado os sentimentos danosos, permitindo-se ser curado e assumindo novos pensamentos a seu respeito. Ninguém alcança a superação pensando negativamente sobre si.

Todavia, isso não é tudo, a superação está encharcada de força de vontade, suor, treinamento e inúmeras tentativas, até chegar ao topo. A vitória (seja no trabalho, na família, no ministério, nos esportes, etc.) não é fruto do acaso, mas a recompensa pela fidelidade as metas pessoais estabelecidas.  

A superação é a marca dos vencedores; é o carimbo que atesta suas conquistas; é a força motora que os faz levantar após uma queda e renova o ânimo para prosseguir.  Certa vez C. S. Lewis declarou: “Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários”.


Pense sobre Isto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação