SERIA A PAZ UMA UTOPIA?

Não é de hoje que as notícias dos diversos meios de comunicação apontam para um clima de guerra em todas as partes do mundo. Esse contexto universal traz um clima de desconfiança e insegurança na economia, no esporte e no dia a dia de todos.

Embora alguns tentem viver alienados a essa dura realidade, a verdade é bem mais simples do que se pensa, o nosso mundo está em guerra. Seja uma guerra fria ou armada; cível ou militar; entre bandidos e polícia; entre pais e filhos ou uma simples guerra interior, a verdade é que estamos todos em guerra.

Diante desse quadro desanimador fica a perguntar: “a Paz é uma utopia?”. Quantos de nós já não se deparou com um questionamento semelhante? Não dá para olhar o mundo a nossa volta e ignorar os conflitos armados e a irônica atitude de alguns governantes em dizer que as coisas estão bem.

Gosto de uma frase da banda Resgate que diz: “Que paz é essa que se arma para a guerra?”. É irônico, mas os governantes falam de paz e suas trincheiras estão repletas de sangue inocente; as pessoas falam de paz, mas vivem em conflito; as ONG´s falam de paz, mas apóiam atitudes de guerra.

Então, que paz é essa tão almejada pela humanidade? Como encontrar paz em meio a um caos universal? Onde estão os agentes da paz no mundo atual? Seria a paz uma fantasia?

É claro que os governantes não têm essa resposta; os grandes sociólogos também não; muito menos a mídia, seja ela de esquerda ou direita. A resposta para todas essas perguntas se encontra, acredite você ou não, nas Sagradas Escrituras. De forma simples o Mestre dos mestres, Jesus, declarou: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14. 27).

O mundo apresenta a paz apenas como um simples cenário com ausência de guerras. Quando, na verdade, ela é um estado de espírito, uma dádiva dos céus que excede o entendimento humano. Um dom liberado a todos aqueles que confiam suas expectativas de vida ao Senhor Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação