O Líder Também é Culpado pela Desonra

Creio  que um dos maiores problemas da atualidade, quando o assunto é autoridade (liderança), esteja ligado a honra. O número de reclamações sobre isso é incontável.
Existem diversos fatores que contribuem para a desvalorização da autoridade, a proposta aqui não é abordar todas elas, mas cabe ressaltar que grande parte da culpa é dos próprios líderes.
As nossas ações como liderança contribuirão em relação a ter ou não o respeito dos liderados. É bem certo que todas as nossas escolhas também motivarão nossos liderados a seguir no caminho da honra, ou da desonra.
Isso não significa que os insubordinados estejam corretos, muito menos que os líderes sejam 100% culpados. Mas, é preciso estar atento para não abrir margem para a entrada do erro.
Alguns fatores como a perda da credibilidade, atitudes grosseiras, insensibilidade e constantes falhas de conduta tem o poder de influenciar a maneira como as pessoas veem o seu líder.
Em muitos casos, o líder, além de permitir a desonra, ainda alimenta esse tipo de atitude. As suas ações produzem reações adversas nas pessoas, abrindo espaço para o desrespeito.
Dessa forma, em alguns casos, a culpa pela desonra também é do líder, que produziu sentimentos desonrosos naqueles a quem lidera.
É por isso que a imagem de credibilidade do líder precisa estar intacta. Como disse Paulo, não podemos ter do que se envergonha. O líder tem o poder de deixar um legado, seja bom ou ruim, tudo dependerá das suas atitudes no dia a dia.

Esse é o maior motivo pelo qual precisamos tomar cuidado com nossas atitudes. As pessoas estão sempre analisando aquilo que fazemos, falamos e tratamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APONTAR O DEDO É FÁCIL, DIFÍCIL É ESTENDER A MÃO

Troca de Valores

A Quebra de Princípios Gera Condenação