TRADUÇÃO

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

JOSÉ, UM HOMEM DE COMPROMISSO


Há alguns dias, durante o devocional, mais uma vez me deparei com um dos homens mais importantes da história, mas, ao mesmo tempo, injustiçado e esquecido pela grande maioria. Contudo, todo projeto da salvação poderia ter sido inutilizado ou atrasado dependendo da sua atitude. Trata-se de José, filho de Jacó, pai do salvador Jesus.

É indiscutível que Maria tenha sido uma das maiores mulheres da história. Sua coragem, dedicação, abnegação, fé, amor, fidelidade a Deus, dentre outras características são modelos para todas as gerações. Contudo, se pensarmos na época, José foi a autoridade divina escolhida por Deus para cumprir o seu projeto salvador.

Deus não precisava apenas de uma matriarca, pois sozinha ela não tinha voz. Ele precisa de um patriarca a altura, alguém capaz de assumir sua posição como pai, marido e adorador. O Senhor precisava de um homem compromissado, com intimidade, capaz de encarar o preconceito e ser o cabeça da sua família.

Nas páginas das Escrituras, no início dos evangelhos, encontramos este homem. Segundo os relatos, era um homem fiel, temente a Deus, honrado e que tinha intimidade com Deus. Se analisarmos bem, Deus aparece a Maria, entrega-lhe a missão de ser mão do Messias, mas depois toda a história se baseia na confirmação da escolha através de José.

O pai terreno de Jesus não era apenas um carpinteiro, mas um profeta que sabia ouvir a voz de Deus e obedecê-la. Quando Maria se encontrou grávida, ele ouvi do Senhor a confirmação dos fatos; quando perto do nascimento do menino, ele se muda para o local onde ele deveria nascer; quando os magos vão embora, José tem a revelação de mudança para o Egito; após a morte de Herodes, seu coração mais uma vez ouve a voz divina e volta para Israel.

José foi um homem que soube ouvir e obedecer à voz divina, compromissado com a sua missão, mesmo que esta o confrontasse em relação a sua vontade. Ele foi um modelo de como honrar o seu compromisso com o Deus, com a família e com a humanidade e com o propósito divino para a sua vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP TRÊS DA SEMANA