TRADUÇÃO

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

RESPEITO É BOM E TODOS GOSTAM

 Creio que todo indivíduo tenha em sua memória frases marcantes em sua história. Elas surgem de forma natural, no cotidiano e na criação e estarão ali por toda a vida. Algumas trarão lembranças boas, outras não tão agradáveis e, há ainda aquelas que produzirão reflexão ou risos solitários.

Em meio a essas lembranças é que começou a surgir este artigo, visto que ao pensar sobre o que iria escrever a primeira memória afetiva a vir à mente foi de quando ainda éramos crianças e a minha mãe dizendo: “RESPEITO É BOM E EU GOSTO!”. Quantas vezes eu e meus irmãos ouvimos esta frase? Aliás, lembro-me do rosto e dos gestos como se ainda fosse hoje.

Agora, o mais importante de todas estas lembranças não é a frase em si, muito menos a expressão facial ou corporal da "Dn. Liúba" (forma carinhosa e implicante do meu irmão mais novo chamar nossa mãe), mas o princípio estabelecido nela.  Afinal, toda palavra materno/paterno tem em si mesmo um ensinamento que se tornará um fundamento.

Meus pais sempre me ensinaram que a base de todo relacionamento é o respeito. Se queremos ser respeitados por alguém, devemos primeiro respeitar o outro. A minha infância foi marcada por estas palavras, ditas constantemente em todos os momentos, inclusive dentro de casa.

Mais do que isto, meus pais sempre foram pessoas respeitosas, que sabiam como tratar os outros e ensinaram com suas vidas que as palavras deveriam ser vividas. Desta forma, respeito não era bom apenas para eles, mas para todos.

Este é um princípio muito esquecido nos últimos dias. Principalmente, porque as pessoas querem ser respeitadas, mas não querem respeitar os outros; querem ser aceitas, mas caminham rejeitando os direitos alheios. A máxima vista atualmente é a do individualismo.

Neste contexto é importante lembrar as Palavras de Jesus dizendo: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” (Mateus 7:12).

Que nossas vidas sejam pautadas pela frase: RESPEITO É BOM E TODOS GOSTAM!



Leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP TRÊS DA SEMANA